Pessoas com deficiência e os problemas para tirar sua CNH

Olá!

Tudo bem com vocês?

Na semana passada o portal G1 postou uma reportagem sobre a dificuldade de uma pessoa com deficiência tem em tirar sua CNH na cidade de Uberaba/MG.

O motivo é, que das 22 autoescolas existentes na cidade, apenas uma tem um centro de formação com veículo adaptado. Além disso a situação piora quando o condutor precisa fazer os exames médico e psicotécnico. Ele precisa ir até Belo Horizonte  e arcar com as despesas da viagem.

Segundo o Detran-MG, apenas casos especiais são encaminhados para Belo Horizonte e que em breve isso não será mais necessário.

CNH-pcd

De acordo com lei estadual, fica estabelecido que todos os centros de formação com frota maior que 10 veículos, são obrigados a ter no mínimo 1 veículo adaptado para pessoas com deficiência.

Porém este tipo de caso não acontece somente em Minas Gerais. Aconteceu também em Piracicaba, cidade do Estado de São Paulo que teve todos seus exames práticos suspensos devido aos médicos credenciados do Detran-SP se recusarem a acompanhar os mesmos. Os médicos afirmam não haver condições adequadas para a prestação do serviço e que precisam ser ressarcidos de seus custos já que deixam seus afazeres para o atendimento.

O Detran-SP diz que caso não haja um acordo com os médicos, os mesmos serão descredenciados.

Você sabia que pessoas com deficiência podem comprar veículos com até 30% de desconto? Saiba mais aqui.

Fonte: G1 e Jornal de Piracicaba